O companheiro Luiz Carlos Martinho, carinhosamente conhecido pelos camponeses no Norte de Minas por Professor Manoel, faleceu na última sexta-feira, 01/04/2011, após ser internado com suspeita de infarto e problemas pulmonares no dia anterior.
O Professor Manoel participou da construção da Escola Popular no Norte de Minas, tendo também ativa participação na construção e desenvolvimento da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia, na organização dos comitês de apoio à luta camponesa nas cidades da região e também atuou aproximando o movimento estudantil e a luta camponesa combativa.
O Professor Manoel era extremamente querido pelos camponeses e por todos que com ele conviveram. Era simples, generoso, perseverante, alegre, combativo. Exemplo de dedicação ao povo.
Dezenas de companheiros e companheiras se juntaram aos familiares para prestar as últimas homenagens ao Professor Manoel. Centenas de camponeses, de Montes Claros à Juvenília, se lamentaram por não terem podido participar da despedida do Professor Manoel.
Por estes motivos, a Liga Operária, atendendo a dezenas de pedidos de todos os cantos do país, divulga a imagem que foi utilizada nas homenagens ao Professor Manoel, até que seus companheiros do Norte de Minas tenham condição de preparar documento resgatando a bela história do companheiro e seu grande legado para todos os militantes revolucionários brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário